Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » Semusb realiza trabalho de limpeza no perímetro da estrada de ferro para reativação da Litorina
01 abr

171 visualizações

Semusb realiza trabalho de limpeza no perímetro da estrada de ferro para reativação da Litorina

Suop iniciará, em breve, a construção de uma estação para abrigar a Litorina

A Prefeitura de Porto Velho trabalha, desde dezembro, com o projeto de retomada do funcionamento da Litorina, último vagão ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). O empenho é uma determinação do prefeito Hildon Chaves, em atendimento a solicitação da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (ASFEMM), para o resgate histórico e do turismo local.

Para a reativação da Litorina, a equipe da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) executou todo o trabalho de limpeza necessária. “Fizemos o roço de todo o mato e o rastelo e recolhimento, desde a Vila Candelária até o antigo Casarão, para proporcionar maior conforto aos visitantes”, informou Wellen Prestes, subsecretário da Semusb.

Nos próximos dias, a Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop) iniciará a construção de uma estação para abrigar a Litorina, a cegonha e, em breve, uma das locomotivas da época que o trem da EFMM funcionava.

Com o objetivo de manter a originalidade, a Fundação Cultural do Município (Funcultural) fez todos os contatos necessários, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para atender as orientações técnicas, para a reforma da Litorina, com o objetivo de manter a originalidade. Foi feita a pintura e manutenção elétrica (iluminação interna, ventilador, piscas, farol), entre outros.

O passeio

A Litorina fará um percurso nos trilhos que somam 2,3Km. De acordo com a ASFEMM, o passeio deve começar em meados de abril e vai durar cerca de 25 minutos, numa velocidade média de 20Km/h. Haverá a cobrança de uma taxa simbólica.

Apoio

A retomada da Litorina ocorre com o apoio de diversos órgãos como, por exemplo, o Governo do Estado de Rondônia (Casa Civil, as Superintendências de Turismo e de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos), Exército Brasileiro e de populares voluntários.

Comdecom

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas