Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » Semusa realiza capacitação de tutores no ‘Método Canguru’
28 mar

201 visualizações

Semusa realiza capacitação de tutores no ‘Método Canguru’

Objetivo é reduzir mortalidade infantil e aumentar adesão ao aleitamento materno

O curso, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde da Criança, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e a Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero), foi pensado com o objetivo de formar profissionais de saúde, de nível superior, da atenção básica, média e alta complexidade, em tutores no ‘Método

Canguru’.

O método é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS), que proporciona, ao Município, a promoção de saúde integral às crianças nascidas com baixo peso e pré-termo (bebês prematuros). O curso foi realizado no período de 18 a 20 deste mês.

“A principal estratégia é permitir o contato, pele a pele, do binômio mãe-bebê, o mais precoce possível, bem como a promoção do aleitamento materno, proporcionando um aumento no vínculo mãe bebê e seus familiares”, explicou Rosimari Souza, coordenadora municipal da saúde da criança.

Foram formados 29 tutores. As principais responsabilidades deles são: implementação do ‘Método Canguru’ no ambiente de trabalho e ser referência nas unidades de saúde em que atuam, para receber os bebês, quando forem referenciadas para o Município. Além de ser profissionais de referência, também serão formadores de novos profissionais.

O objetivo da Semusa, ao proporcionar qualificações profissionais, é reduzir a mortalidade infantil, bem como aumentar a adesão do aleitamento materno.

Os tutores, formadores desse curso, foram profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Porto Velho, médicos e enfermeiros da atenção básica, psicólogos e nutricionista da Maternidade municipal Mãe Esperança, tutores estaduais e um consultor do Ministério da Saúde.

Esta é a segunda turma a ser formada. No ano de 2015, foram formados 15 tutores, Neste ano foram 29, totalizando 44 tutores municipais, todos lotados nas unidades de saúde do município de Porto Velho.

Comdecom

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas