Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » Semagric coloca em prática Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca
19 jul

156 visualizações

Semagric coloca em prática Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca

Máquinas da Semagric já estão trabalhando em áreas no Ramal São Domingos

Menos de uma semana depois de ser lançado no Reassentamento São Domingos, na zona rural de Porto Velho, o Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca, autorizado pelo prefeito Hildon Chaves e executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), já tem 40 produtores inscritos, onde mais de vinte dirigentes de associações procuraram a Secretaria em busca de informações.

Segundo o titular da Semagric, Luiz Cláudio Pereira, o projeto já nasceu fadado ao sucesso. “Estamos com homens e máquinas trabalhando numa área que vai atender 22 produtores no São Domingos, a primeira de muitas comunidades que serão atendidas”, comemorou, fazendo questão de destacar a parceria com a Embrapa, Emater e Banco da Amazônia.

Luiz Carlos Menezes, chefe da Assessoria Técnica da Semagric (Astec), disse que a procura acentuada em tão pouco tempo “é sinal de interesse real, um sintoma de que a cultura da mandioca vai ser um grande diferencial no futuro agrícola da capital e região”.

Já o engenheiro agrônomo Luiz Tamborim Júnior, responsável pela execução do projeto, explicou que o processo tem várias etapas. “Começa com a limpeza e preparação do solo, em seguida o solo é corrigido com calcário, que por enquanto é comprado pelos produtores, e transportado sem custos pelos caminhões da Semagric, assim como as mudas de mandioca, chamadas também de estacas ou manivas”.

Luiz Cláudio da Agricultura destacou e agradeceu a confiança do prefeito Hildon Chaves em dar total mobilidade para que as equipes da Semagric desenvolvam projetos que tenham retorno a médio e curto prazo, melhorando a cadeia produtiva, viabilizando o agronegócio e melhorando a qualidade de vida da população rural.

“Na próxima semana acredito que teremos um número bastante expressivo de produtores devidamente cadastrados e dessa maneira poderemos elaborar um cronograma eficiente de atendimento. Vamos aumentar em pelo menos 100% a produtividade, melhorar a renda da agricultura familiar e estimular a permanência de jovens e mulheres na atividade rural. A determinação do prefeito Hildon Chaves é atender o maior número possível de famílias da agricultura familiar”, concluiu Luiz Cláudio da Agricultura.

Comdecom

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas