Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » Quinze unidades de saúde são certificadas por atingir meta de cura de casos de tuberculose
22 nov

207 visualizações

Quinze unidades de saúde são certificadas por atingir meta de cura de casos de tuberculose

Entrega de certificação aconteceu durante seminário realizado pela Semusa

Quinze unidades de saúde de Porto Velho, entre básicas e serviço especializado, receberam certificado por atingirem a meta dos indicadores de cura e exame de contatos dos casos novos de tuberculose pulmonar, com comprovação laboratorial. A certificação foi concedida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Vigilância em Saúde.

O certificado foi entregue durante o seminário ‘Juntos Pelo Fim da Tuberculose’, realizado segunda e terça-feira (dias 19/11 e 20/11), no auditório do Ministério do Trabalho, em alusão ao Dia Nacional de Combate da Tuberculose.

As unidades, que agora são consideradas referência no diagnóstico e tratamento da tuberculose, na capital, são as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Areal da Floresta, Nova Floresta, Pedacinho de Chão, Renato Medeiros, Agenor de Carvalho, Caladinho, São Sebastião e José Adelino, na zona urbana.

Nos distritos, receberam a certificação as UBS’s de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e União Bandeirantes. O SAE, Serviço de Atendimento Especializado, e o posto de assistência médica Ênio Pinheiro também foram certificados.

“Muitas dessas unidades atingiram 100% de cura dos casos de tuberculose. Isso mostra que o trabalho realizado por toda a equipe envolvida está tendo o efeito esperado”, acentuou a secretária Eliana Pasini, titular da Semusa. Segundo ela, o Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85%.

Em Porto Velho, no ano de 2017, a cura dos casos novos de tuberculose pulmonar positiva foi de 74,6%. No município, todas as UBS’s realizam o exame e o tratamento da tuberculose.

Comdecom

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas