Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » IPAM/ARSSI COMEMORAM DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM PALESTRA DA DRA. IDA PERÉA
11 mar

1637 visualizações

IPAM/ARSSI COMEMORAM DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM PALESTRA DA DRA. IDA PERÉA

IPAM/ARSSI COMEMORAM DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM PALESTRA DA DRA. IDA PERÉA

Por: Cláudio Paiva

Defendendo a união de homens e mulheres na busca da construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, o presidente do IPAM, João Herbety, declamou ontem (10/03) uma poesia em homenagem às mulheres de Porto Velho, destacando, sobretudo, as que trabalham no Instituto. “Antes, a mulher era do lar; mais voltada aos afazeres domésticos e cuidando dos filhos. Hoje, já conquistaram seus espaços e disputam com os homens no competitivo mercado de trabalho, com capacidade e competência”, disse João Herbety, momentos depois de lê a poesia.

Um café-da-manhã, no Auditório do IPAM, marcou a comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher – cuja data magna é 8 de março. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a ARSSI (Associação Recreativa dos Servidores do IPAM) e a Diretoria-Executiva da Autarquia municipal. A presidente da entidade, Solange Esteves de Souza, destacou a importância da mulher no contexto social. “Mulher é um dom divino”, resumiu, reportando-se à data.

O ponto alto da comemoração do Dia Internacional da Mulher, no Auditório do IPAM, foi a presença da doutora Ida Peréa – uma das mais experientes ginecologistas e obstetras de Rondônia –, que foi ao Instituto para proferir uma palestra. A renomada médica falou sobre a qualidade de vida da mulher, mostrando que todas precisam se prevenir contra algumas doenças, como câncer de mama e câncer do colo uterino, por exemplo, tomando alguns cuidados básicos, como fazer o auto-exame de mama e ir periodicamente ao médico.

Com gráficos e números, Ida Peréa mostrou a diferença que existe entre as mulheres de diversas regiões brasileiras. Fazendo comparações, explicou que algumas têm predisposição a contrair determinadas patologias, diferentemente de outras que sofrem de outros males, por exemplo. Mais do que uma palestra, os esclarecimentos prestados pela renomada conferencista mostraram como deve ser a mulher moderna, defendendo a necessidade de que todas precisam buscar sua qualidade de vida, pois cada caso é um caso – por exemplo, quem é hipertenso, não é diabético – e vice-versa.

Depois da importante conferência da doutora Ida Peréa, foi servido um café-da-manhã às mulheres presentes às comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Como sempre a ARSSI prestou uma homenagem especial às mulheres-servidoras do IPAM, distribuindo para todas uma lembrança para relevante data. Veja abaixo, na íntegra, a poesia de João Herbety em homenagem ao dia das mulheres:

MULHER DA PÁTRIA

Iniciou com mulheres russas
Em busca de Pão e Paz
Ganhou vozes e vitórias
Espalhou-se pela América e Europa
Construíram-se histórias.

O berço da luta é socialista
Em Nova Iorque foram queimadas
Buscam dignidade e respeito
E também serem amadas.

Estupro, maus tratos, inferiorização…
Dor do parto e da partida
Do fundo tira forças
Para gritar e ser ouvida.

No Brasil pode votar
Maria da Penha aprovar
Mulher forte e decidida
A Pátria Mãe lhe escolheu
Por você ser presidida.

De laço branco em punho
Opúnhamo-nos à violência
Propaguemos a igualdade
Reformemos à consciência.

João Herbety (Beto)

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas