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13 jan

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IPAM COMEMORA SAÚDE FINANCEIRA DA PARTE ASSISTENCIAL

Dr. José Carlos Couri

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais (Ipam) realiza serviços distintos, por meio das funções previdenciárias e assistenciais. A parte assistencial do Ipam, apesar das dificuldades econômicas do país, inicia o ano com boa saúde financeira e comemora avanços na quantidade e na qualidade dos atendimentos. O presidente, José Carlos Couri, explicou que a saúde financeira do instituto se encontra equilibrada. “Fechamos o ano com valores entre quinhentos a setecentos mil reais positivos. Contamos também com um fundo de reservas que nos garante caminhar de 12 a 24 meses, mesmo sob déficits. Assim, podemos afirmar que a área financeira da parte assistencial está equilibrada. Não sobra dinheiro, mas aumentamos bastante a nossa capacidade e qualidade nos atendimentos. Também estamos procurando meios de investimentos futuros, que poderão garantir ainda menores custos na manutenção da saúde dos servidores e de suas famílias”, afirmou.

 Como exemplo de investimentos futuros, Couri apontou a criação de um serviço de pronto atendimento exclusivo para os servidores municipais. O projeto está avançando e deverá ser concluído ao longo deste ano. Outro exemplo é o projeto de um sistema de encaminhamentos de casos urgentes que necessitem de tratamentos fora do âmbito municipal, o que não nunca foi possível antes. Mas atendimentos gratuitos, sem cobranças do elemento moderador, já existem. É o caso do atendimento odontológico, por exemplo, que beneficia cerca de três mil pessoas mensalmente. “O servidor não paga nada pelo atendimento odontológico, que é realizado com muita qualidade por meio da clínica Cliom”, informou.

 A vantagem do Ipam é ser um fundo de assistência com leis próprias. “Caso estivéssemos no regime federal, da Agência Nacional de Saúde, talvez a gente não tivesse oxigênio para aguentar a situação. Apenas quatro capitais brasileiras possuem hoje esse sistema de regime próprio. No nosso caso, o servidor paga apenas 7% de seu salário para ter direito aos benefícios assistenciais para si mesmo e para a sua família. O Governo do nosso estado dá a seus servidores cento e cinquenta reais mensais para custeios com assistência médica, independentemente do cargo. Nós não damos dinheiro, ao contrário cobramos, mas oferecemos, no entanto, uma rede assistencial com cento e oitenta prestadores de serviços de diversas espécies, tanto para o servidor como para seus dependentes. Portanto, o servidor municipal pode afirmar possuir assistência de saúde com baixo custo e de elevada qualidade”, declarou.

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 Entre os pontos destacados um diz respeito ao papel de cada servidor na manutenção e no avanço do sistema de saúde municipal. “O servidor é a peça  fundamental e deve se conscientizar da importância de seus serviços. A soma das funções com qualidade consolida administrativamente o município e fortalece  as instituições municipais. A interatividade com o sistema todo vai desde não gastar desnecessariamente o que é público e zelar pelo que é de todos, até o retorno  para si mesmo dos benefícios alcançados em conjunto. Contudo, ainda há muitos que reclamam os benefícios e realizam de qualquer forma suas próprias  tarefas”, observou.

 Sobre a arrecadação, Couri explicou que por causa da possibilidade de optar ou não pelo uso da assistência, a arrecadação flutua e isso implica em dificuldades  administrativas. Geralmente no início de cada ano, muitas pessoas se retiram do plano para economizarem dinheiro e aplicarem em pagamentos de contas.  Quando observam, porém, a situação caótica dos planos de saúde privados e também do SUS, acabam optando pelo retorno. “Os servidores municipais de Porto  Velho devem aproveitar bem a oportunidade de possuírem um bom plano de saúde para suas famílias. Contando muito com o incentivo do prefeito, mas sem  lançar mão dos recursos da Prefeitura, o que não fizemos ainda durante esses três anos de gestão, em que temos trabalhado apenas com os recursos próprios do  instituto, estamos pagando aos prestadores de serviços e solidificando um plano de saúde de qualidade. Contamos com nutricionistas, psicólogos, odontólogos e assistentes sociais, por exemplo, além dos atendimentos médicos e dos vários tipos de exames, incluindo os de alta tecnologia. São muitos os serviços disponibilizados e tudo isso está ao alcance dos servidores. E o mais importante, os serviços estão administrativamente bastante consolidados”, finalizou.


Por Renato Menghi | Fotos: Roseval Guzo

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Fonte: Site Prefeitura Municipal de Porto Velho

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