Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » Grande Festa comemora 10 anos da Maternidade Municipal
01 jul

1014 visualizações

Grande Festa comemora 10 anos da Maternidade Municipal

Muita animação com banda de forró ao vivo, bingo, comidas típicas, apresentação de quadrilha e do grupo de Carimbó do Centro de Convivência do Idoso, entre outras atrações. Assim foi o 3º “Arraiá das Buchudas”, em comemoração ao aniversário de 10 anos da Maternidade Municipal Mãe Esperança. A festa, organizada pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aconteceu na noite de quarta-feira (29), dia de São Pedro, no pátio da unidade e foi prestigiada pelo prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, e o titular da Semusa, Domingos Sávio Fernandes.

 “É uma festa muito alegre, uma confraternização que reúne a diretoria da Maternidade, servidores da casa e da Semusa. É gratificante ver muita gente reunida em um local onde prevalecem a amizade e o companheirismo”, declarou o prefeito. Um dos grandes motivos para a comemoração é a reforma e ampliação das instalações da unidade que vai acontecer em breve.

E por falar em obras, Domingos Sávio informou que a prefeitura já tem verba para licitar a UTI Neonatal, a casa da gestante, puérpera e do bebê. A construção será erguida no pátio da Maternidade. Ainda como motivo para comemorar, o secretário garante que todo prédio da unidade será reformado. O investimento será da ordem de R$ 800 mil.

“Aqui também fazemos o teste do pezinho, da orelhinha e do coração do bebê, além do Bera, que é o teste mais completo para verificar a saúde do recém-nascido”, disse Domingos. Ele ainda citou o fato de contar com uma equipe completa de profissionais, utilização de bisturi eletrônico nas cirurgias e que as crianças já saem da Maternidade com registro de nascimento e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros avanços que são frutos da atual gestão.


Conforme a diretora-geral da Maternidade, Cláudia Rech, são realizados cerca de 400 partos ao mês. Ela aponta como uma das principais conquistas a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, que preconiza todos os protocolos de atenção às mulheres atendidas no local, fazendo com que os partos sejam ainda mais humanizados. “Sabemos que a saúde enfrenta problemas em todo o Brasil, mas temos conseguido superar e manter a qualidade do atendimento à população”, afirmou.

Um dos pontos de maior euforia do público que prestigiou a festa junina foi a apresentação da quadrilha dançante “Rosas de Ouro”, formada por moradores do bairro Tucumanzal. Com todos os seus integrantes bem caracterizados de figuras folclóricas como o padre e o cangaceiro, por exemplo, a quadrilha deu um verdadeiro show com suas coreografias e arrancou aplausos. O mesmo aconteceu com o grupo de Carimbó do Centro de Convivência do Idoso.

Nas barracas montadas por cada setor da unidade, os servidores, devidamente caracterizados para a festa, se revezavam no atendimento ao público com uma grande variedade de comidas típicas. O dinheiro arrecadado será investido em prol dos próprios servidores, conforme acharem melhor. “É uma festa muito bonita. Dá muito trabalho para organizar, mas vale a pena”, disse Cláudia Rech.


Por  Augusto José | Fotos Roseval Guzo

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas