Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » Café da Manhã em Homenagem aos Pais aposentados do IPAM
20 ago

1279 visualizações

Café da Manhã em Homenagem aos Pais aposentados do IPAM

Foi realizado no auditório do IPAM, uma homenagem aos Pais  aposentados do instituto, organizado pela Coordenação de Previdência,  o evento  contou com  a presença de seu presidente  José Carlos Couri e  da  Fisioterapeuta   Simone Pedrozo Frágoas (São lucas),  que proferiu palestra sobre  Câncer na Próstata, além de um café da manhã especial  e sorteio de presentes.

Saiba mais sobre essa Doença

O que é Câncer na  Próstata ?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Fatores de risco

Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.

Sintomas de Câncer da Próstata

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Diagnóstico de Câncer de Próstata

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.

Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

Prevenção

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata

Veja Fotos desse evento

IMG_5764 IMG_5763 IMG_5762 IMG_5760 IMG_5759 IMG_5757 IMG_5755 IMG_5754 IMG_5753 IMG_5752 IMG_5750 IMG_5749 IMG_5747 IMG_5745 IMG_5744 IMG_5743

 

 

 

 

 

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas