Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » A IMPORTÂNCIA DO COMITÊ DE INVESTIMENTO IPAM
01 mar

1880 visualizações

A IMPORTÂNCIA DO COMITÊ DE INVESTIMENTO IPAM

 

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho-IPAM, que neste ano comemora a boa saúde financeira, apesar das dificuldades econômicas do País, fruto de uma boa gestão, servidores comprometidos e capacitados, tem como um dos fatores preponderantes nessa boa fase  o Comitê de investimentos/IPAM.

O Comitê de Investimentos tem como objetivo estabelecer um plano de gestão para os recursos dos benefícios previdenciários dos servidores municipais no caso do IPAM, para garantir segurança, liquidez e rentabilidade aos recursos, esclarecendo e dando transparência as aplicações , esse comitê é formado por: Odilon Júnior, José Carlos Couri, Rodrigo Ferreira Soares e Maria Irisney.

A Política Anual de investimentos do Instituto para o ano de 2016 Foi aprovado por unanimidade pelo conselho Municipal de previdência,  Segundo Odilon Júnior, Responsável pela Gestão dos Recursos do RPPS IPAM, e membro do Comitê de Investimentos (COMIN) “é dever dos responsáveis pela gestão do RPPS a elaboração da Política Anual de Investimentos, que serve como um norteador para as aplicações dos recursos do instituto para o próximo exercício. A princípio é feita a análise do atual mercado financeiro, e posteriormente são analisadas as medidas econômicas feitas para implementar a economia, para calcularmos as expectativas dos principais índices de mercado, e então verificamos quais as medidas e realocações são necessárias para cumprimento da Meta Atuarial (IPCA+6%a.a.)”.

O Brasil vem passando por uma crise econômica, onde não é possível visualizar, de fato, uma retomada do crescimento no curto prazo. Duas empresas de análise de Rating tiraram o selo de bom pagador do Brasil, aumentando o risco soberano, levando desconfiança para os investidores estrangeiros, podendo ocasionar na fuga de dólares. As expectativas para o ano de 2016 é de crescimento reduzido na China, com impacto nos preços das commodities, e ainda, desvalorização cambial, onde o real perde força para o dólar, gerando inflação nos produtos importados.

Diante deste cenário de incertezas, o Comitê de Investimentos, juntamente com o Conselho Municipal de Previdência, optaram por uma Política de Investimentos conservadora, sem novas alocações em renda variável. E para conter a volatilidade dos fundos IMA’s, principalmente os de prazo mais longos, optaram pela redução na duration da carteira de investimentos do instituto.

Fonte: ascom

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas